COLÍRIO DE SORO AUTÓLOGO
O QUE É O COLÍRIO DE SORO AUTÓLOGO ?
Trata-se de um colírio feito do próprio sangue, indicado para pacientes que apresentam um quadro grave de olho seco que não respondem aos tratamentos convencionais. Autólogo significa que o doador do sangue e o receptor que vai usar o colírio são a mesma pessoa.
POR QUE ESTE COLÍRIO É BOM PARA A SUPERFÍCIE OCULAR ?
Porque no sangue existe um concentrado de substâncias muito semelhante aos componentes da lágrima natural saudável. Estas substâncias naturais são ótimas para acalmar e regenerar a superfície do olho machucada pelo olho seco, e não estão disponíveis nas lágrimas artificiais que se encontram nas farmácias.
COMO ESTE COLÍRIO É FEITO?
Primeiramente, o paciente vai até um laboratório credenciado e faz a retirada do sangue. Este sangue passa por um processo que separa a parte vermelha da parte mais clara, chamada de soro. Este soro é diluído e colocado em vários frascos de colírio. Todo este processo precisa ser feito de maneira estéril e com todo cuidado para não haver contaminação.
COMO O COLÍRIO É ARMAZENADO?
Por se tratar de um colírio derivado de sangue, há a necessidade de mantê-lo armazenado em baixa temperatura todo o tempo para evitar risco de contaminação. Enquanto o frasco não tiver sido aberto, o colírio deve ser conservado congelado no freezer. Após aberto, o frasco deve ser conservado descongelado em geladeira, com temperatura entre 2 e 6oC, por no máximo 30 dias.
ESTE TRATAMENTO É EXPERIMENTAL?
Não, este tratamento é amplamente usado no mundo todo e igualmente reconhecido aqui no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como uma alternativa de tratamento para olho seco e doenças graves da superfície ocular.
ESTÁ DISPONÍVEL NO BRASIL?
Sim – até o momento existem 2 centros no Brasil que estão viabilizando este tratamento. Em Porto Alegre temos o colírio de soro autólogo Self Tears, produzido pela Farmácia Oftálmica em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em São Paulo temos o colírio de soro autólogo SoroTears, produzido pelo Hemocentro São Lucas em parceria com a Universidade Federal de São Paulo.
OS PLANOS DE SAÚDE ESTÃO COBRINDO ESTE TRATAMENTO?
Os planos de saúde ainda não cobrem este tratamento.
COMO FAÇO PARA TER ACESSO A ESTE TRATAMENTO?
Antes de tudo, você precisa conversar com seu médico oftalmologista para saber se há indicação deste tratamento para o seu caso. Caso seja indicado, você precisa fazer alguns exames de sangue para ver se não há nenhuma contraindicação clínica, como anemia ou doenças infecciosas. Você também será orientado a assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e o colírio só pode ser utilizado pelo próprio paciente.